telefone  Telefone: (16) 3244-3244
horario  Atendimento 24 horas

No dia 11 de fevereiro de 1917, um grupo de cidadãos comprometidos com o serviço ao próximo, liderados por Dr. Raul da Rocha Medeiros, se reuniu no salão onde funcionou, por muitos anos, o Cine Guarany. Juntos, eles mudaram os destinos da Saúde de Monte Alto e região, dando origem à Irmandade de Misericórdia de Monte Alto.
A criação da Santa Casa foi liderada pelo médico Raul da Rocha Medeiros, que apresentou a comerciantes, fazendeiros, políticos e profissionais liberais a ideia de criar uma irmandade para construir, equipar e administrar um hospital na cidade.
Duas reuniões, nos dias 20 e 28 de janeiro de 1917, prepararam e discutiram os estatutos da entidade - o primeiro passo no rigor administrativo e solidez financeira. Além disso, essas reuniões serviram também para arregimentar novos membros para a irmandade, que crescia e ganhava notoriedade a cada dia.

No dia 11 de fevereiro do mesmo ano, a Assembleia Geral fundou a Irmandade de Misericórdia de Monte Alto, que contou inicialmente com 87 irmãos fundadores. Eles assinaram o primeiro livro de atas, doaram 10 mil réis cada e elegeram a primeira diretoria da entidade - o provedor era Raul da Rocha Medeiros e seu vice, José Saccomano.
Depois de eleita a diretoria, começaram os trabalhos para a construção do hospital. Metade do terreno foi doada pelo farmacêutico Benedito Thiago de Camargo. A outra parte, foi anexada das propriedades de Luis de Santos Dumont, irmão do inventor do avião, Alberto Santos Dumont.
Após a construção do prédio, com capacidade para 40 leitos, em 14 de junho de 1924, a Santa Casa abriu suas portas e recebeu seu primeiro paciente: José Matiolli, de 11 anos, de Vista Alegre do Alto. Poucos dias depois, ele teve alta da sua apendicite e voltou para casa.
Em 1950, é construída a maternidade, com sala de parto, berçário, enfermagem, quartos, salas e sanitários. Em 1951, é inaugurado o ambulatório, na parte térrea, com sala de espera, secretaria, atendimento e seis consultórios médicos. Em 1975 inaugura-se o bloco de três pavimentos, com pediatria, quartos particulares, berçário, isolamento e instalações para laboratório de análises clínicas.
Desde 1996, sob o comando do provedor Roberto Afonso Colatreli, a Santa Casa de Monte Alto está colocada entre as principais do estado de São Paulo. Entre as suas características estão os leitos de UTI, centro de radiologia, ambulâncias, equipamentos médicos de última geração, construção de novas cozinha e lavanderia, ampliação da sala de cirurgia e a criação do núcleo de oncologia.
Em 2009, a Santa Casa de Monte Alto foi eleita a quarta melhor da região de Ribeirão Preto e a oitava mais bem conceituada do estado. Em termos nacionais, ela está entre as 20 melhores entidades do Brasil.
Nessa trajetória de dedicação ao próximo, estão presentes as irmãs religiosas da Congregação de São Carlos Borromeu-Scalabrinianas, que desde o primeiro dia de funcionamento, prestam serviços diariamente na Santa Casa. Uma delas, a irmã Assunta Marchetti, está em processo de beatificação no Vaticano.

MISSÃO - VISÃO - VALORES

    Missão

    Prestar assistência em saúde, com humanização, qualidade e responsabilidade social.

    Visão

    Se tornar excelência em atendimento na área de saúde e hospitalar.

Valores

  • Excelência
  • Honestidade
  • Transparência
  • Ética